Portal da Cidade Foz

ROTA ALTERNATIVA

Táxis e vans ganham nova rota entre Paraguai e Argentina sem precisar passar por Foz

Nova regra deve começar na próxima semana e permitirá que veículos turísticos atravessem entre Presidente Franco e Puerto Iguazú.

Publicado em 08/09/2026 às 20:39

(Foto: Tereza Fretes Alonso/ABC Color)

(Foto: Tereza Fretes Alonso/ABC Color)

A balsa entre Presidente Franco, no Paraguai, e Puerto Iguazú, na Argentina, passará a receber táxis, vans e outros veículos de transporte turístico com passageiros. A novidade deve entrar em vigor na próxima semana e cria uma nova alternativa para os deslocamentos turísticos na Tríplice Fronteira.

Até agora, esses veículos não podiam fazer a travessia com passageiros porque a rota não estava autorizada para esse tipo de transporte.

A mudança foi viabilizada por um Acordo de Cooperação para Turismo Receptivo e Circulação de Veículos Turísticos, assinado nesta terça-feira (8) pelos municípios de Presidente Franco e Puerto Iguazú. Representantes das empresas que operam o ferry, Blasa Iguazú SRL e Intercom SACI, também participaram da assinatura.

Com o acordo, veículos de transporte turístico devidamente autorizados em seus países poderão levar passageiros para passeios e excursões no município vizinho. A proposta é facilitar a circulação de turistas entre Paraguai e Argentina e ampliar os roteiros disponíveis na região.

Na prática, empresas de turismo poderão incluir atrações de Presidente Franco e Puerto Iguazú no mesmo roteiro utilizando a travessia pelo Rio Paraná, sem a necessidade de passar primeiro pelo Brasil.

A medida também cria uma alternativa ao trajeto tradicional pela Ponte da Amizade, entre Ciudad del Este e Foz do Iguaçu, e pela Ponte Tancredo Neves, entre Foz e Puerto Iguazú.

O prefeito de Presidente Franco, Roque Godoy Jara, afirmou que a mudança deve ajudar a promover a cidade como destino turístico e facilitar a atuação das empresas do setor.

Segundo ele, a intenção é permitir que operadoras ofereçam com mais facilidade passeios envolvendo atrações tanto de Presidente Franco quanto de Puerto Iguazú.

O prefeito de Puerto Iguazú, Claudio Raúl Filippa, também destacou a importância da integração turística entre as duas cidades. Segundo ele, o objetivo é agilizar a circulação e fortalecer a atividade econômica ligada ao turismo nos dois lados da fronteira.

Oliver Urunaga, representante da Intercom SACI, afirmou que a possibilidade de transportar passageiros em veículos turísticos pela balsa deve ampliar as opções para visitantes. Além do próprio passeio pelo Rio Paraná, ele destacou a rapidez da travessia como um dos atrativos da rota.

Travessia leva até 15 minutos

Atualmente, a balsa opera das 8h30 às 17h, com partidas aproximadamente a cada hora. A travessia entre Presidente Franco e Puerto Iguazú leva de 10 a 15 minutos.

Segundo as informações divulgadas, a tarifa é de 70 mil guaranis para o veículo, com cobrança adicional de 20 mil guaranis por passageiro. Pedestres e ciclistas pagam 20 mil guaranis, enquanto motocicletas pagam 40 mil guaranis.

Com a nova autorização, turistas poderão ainda montar um circuito entre os três países. Uma das possibilidades é sair de Presidente Franco de balsa até Puerto Iguazú, seguir pela Ponte Tancredo Neves até Foz do Iguaçu e depois retornar ao Paraguai pela Ponte da Amizade.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp