Portal da Cidade Foz

Lembrança

HMCC presenteia mães com desenho feito com carimbo da própria placenta

Batizada de "Árvore da Vida", nela, o cordão umbilical representa o caule, os vasos sanguíneos remetem aos galhos e o tecido placentário são as folhas.

Publicado em 27/10/2020 às 07:07

(Foto: Divulgação )

(Foto: Divulgação )

A Unidade Materno do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) implantou recentemente um projeto que tem presenteado as mamães que ganham bebê na instituição, com uma arte exclusiva pensada para que elas recordem a experiência de ter um filho. Batizada de “Árvore da vida”, a arte é uma pintura feita com o carimbo da placenta da mãe, que nutriu e levou oxigênio ao bebê na gestação.

A lembrança é confeccionada em folha de papel, com tinta guache. Nela, são registrados os dados da mãe, da criança, data, horário do nascimento e palavras afetuosas. Desde 25 de setembro já foram feitos e entregues mais de 100 carimbos. Para Graziele Bertipaglia, mamãe de primeira viagem, a ação é muito interessante. “Para mim foi uma novidade, eu não esperava receber um presente assim”, disse a mãe do Miguel.

A “árvore da vida” tem todo um significado. Nela, o cordão umbilical representa o caule, os vasos sanguíneos remetem aos galhos e o tecido placentário são as folhas. “Essa arte constitui uma forma de eternizar o vínculo entre mãe e filho, que teve início na gestação”, explicou a enfermeira gerente da Unidade, Bianca Ramos.

A Iniciativa faz parte dos vários novos projetos da maternidade do HMCC, visando uma humanização ainda maior de todos os seus atendimentos, procedimentos e partos. Segundo a coordenadora médica do Centro de Atendimento à Gestante, Dra. Danielle Freitas “Queremos proporcionar um momento único, positivo, especial e inesquecível a todas as mamães. Em um sentido bíblico, a árvore da vida representa a imortalidade e a fecundidade por meio de seus frutos”. A médica continua: “As árvores crescem ao longo dos anos e passam por diversas transformações, assim como nós”, enfatizou Dra. Danielle. 

De acordo com ela, a analogia da representação da placenta como a árvore da vida, traduz de forma lúdica, o significado especial desse órgão que se forma para permitir o desenvolvimento do bebê, mas que perde sua função no nascimento. A placenta traz ainda o simbolismo de uma ligação única e uma forma de eternizar em uma singela folha, momentos alegria e muita emoção do parto. “Para a mamãe e o bebê, o término de numa ligação que era apenas dos dois, para a separação para uma vida própria”, finalizou a coordenadora médica.

Mas afinal, o que é placenta? 

É o único órgão que só existe durante o período gestacional, sendo esta a maior ligação entre a mamãe e o bebê, seu desenvolvimento inicia-se nos primeiros dias de gravidez e será a grande responsável pela nutrição (recolher do sangue materno as substâncias necessárias para o bebê), respiração (transportar o oxigênio e recolher o gás carbônico), Excreção (filtrar substâncias indesejadas), proteção (imunizar o bebê) e Produção de hormônios (necessários para a manutenção da gestação). “Representando assim da forma mais pura, sua força e conexão, a ligação única que jamais poderá ser obtida novamente, simbolizando o início do ciclo chamado vida”, contribuiu Dra. Danielle.

Referência para 9ª Regional de Saúde 

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) é referência para a 9ª Regional de Saúde — Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu — para gestação de alto risco. O centro hospitalar realiza em média 400 partos por mês.

Fonte:

Deixe seu comentário