Portal da Cidade Foz

alerta

Parque instala placas para evitar que turistas joguem moedas nas Cataratas

Quase 330 quilos de moedas foram retirados na última limpeza. Cerca de R$ 14 mil.

Publicado em 07/11/2019 às 05:39

(Foto: William Brisida/RPC)

Depois de quase 330 quilos de moedas serem retirados das Cataratas do Iguaçu, cerca de R$ 14 mil, na última limpeza do Corpo de Bombeiros, o Parque Nacional do Iguaçu instalou placas de conscientização para alertar os visitantes.

Segundo o parque, a limpeza ocorreu em setembro e a quantidade foi um recorde na história. As placas foram instaladas, na sexta-feira (1º), porque o gesto repetido dos turistas causa danos à natureza.

As moedas podem ser engolidas por peixes e pássaros que confundem o brilho do dinheiro com as presas que consomem, explicou o biólogo do Parque nacional do Iguaçu Pedro Fogaça.

“Principalmente peixes e as aves aquáticas que frequentam o Rio Iguaçu acabam confundindo com seu alimento e ingerem. Isso causa sérios problemas para essas espécies.”

Segundo os especialistas, o dano ambiental começa desde a dificuldade de fazer a limpeza, até o problema em longo prazo, com a dissolução das moedas e os metais pesados delas, como o níquel e cobre, que ficam na água.

De acordo com o biólogo do Parque nacional do Iguaçu Pedro Fogaça, foram retiradas moedas que estavam há mais de 30 anos no Rio Iguaçu.

“Ela vai se corroendo e esse metal pesado acaba contaminando. Realmente é uma contaminação química da água que afeta toda a cadeia alimentar.”

A equipe especializada do Corpo de Bombeiros, conforme o parque, fez o trabalho de tirar as moedas que se acumulam entre pedras, algas e buracos em setembro.

A limpeza é realizada pontualmente, dentro das programações de atividades ambientais do parque.

Fonte:

Deixe seu comentário