Portal da Cidade Foz

Pintora Mexicana

Fundação Cultural de Foz do Iguaçu recebe exposição em homenagem a Frida Kahlo

Mostra começa na segunda-feira (10) e segue até 25 de abril com obras produzidas por artistas de Foz do Iguaçu e região

Publicado em 10/04/2023 às 06:25
Atualizado em

(Foto: PixAbey/Reprodução)

(Foto: Divulgação/Assessoria)

Começa nesta segunda-feira (10) a exposição em homenagem à pintora mexicana Frida Kahlo, na Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. A mostra, organizada pela ACAPI (Associação Cultural dos Artistas Plásticos do Iguaçu), reunirá obras de artistas de Foz do Iguaçu, Cascavel e Cafelândia e permanecerá aberta ao público até o dia 25 de abril. A entrada é gratuita. 

“As obras são em homenagem a Frida Kahlo pelo seu forte papel em luta pelos direitos das mulheres, pelo papel político e pelas suas grandes obras, que trazem um significado especial a transformação da dor, da luta, do preconceito, em arte”, define o coordenador da exposição, Luiz Carlos Pereira Nakasoni.

Segundo ele, a exposição reunirá pinturas em tela e outras peças que integram o acervo da ACAPI. “Frida é uma artista atemporal e inspira muitas mulheres e pessoas ao longo do tempo. Em vários momentos de criações, artistas tiveram ela como referência. Por isso essa exposição reunirá trabalhos produzidos em diferentes momentos, mas todos tendo Frida Kahlo como inspiração”, explica.

No mês de março, a exposição aconteceu no Shopping Cataratas JL e marcou as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. 

Quem foi Frida Kahlo?

Frida nasceu em 1907 na cidade de Coyoacán, no México. Com uma vida marcada por paixões, dor, sofrimento e perseverança, ela levou ao mundo as cores vibrantes e a energia do povo mexicano em suas roupas, adereços e pinturas.

Foi na infância que Frida começou a despertar interesse para as artes, inicialmente pela fotografia. Com parte da infância vivida entre tiroteios e disputas entre camponeses na Revolução Mexicana de 1910, Frida denominava-se como “filha da revolução”. Já sua adolescência foi em meio às festas populares e a uma efervescência cultural que chegava ao México.

Aos 18 anos, Frida sofre um grave acidente, fraturando costelas, pernas e clavícula e passando meses acamada. Com o corpo imóvel e totalmente engessado, a mexicana achou na pintura um modo de passar o tempo e expressar seus sentimentos.

Considerada um dos maiores símbolos feministas e uma das maiores artistas de seu tempo, Frida Kahlo também viveu um relacionamento turbulento com o artista Diego Rivera, com quem viveu por 25 anos.

Frida morreu em 1954, em decorrência de uma embolia pulmonar, mas suas obras ganharam evidência na década de 1970, com o movimento feminista. A artista produziu mais de 200 pinturas durante sua vida, misturando suas dores com a cultura mexicana, as tradições indígenas do país, colonialismo, gênero e classe. 

Exposição Frida Kahlo

Datas: de 10 a 25 de abril

Horário: das 8h às 14h

Local: Hall de entrada da Fundação Cultural (Rua Benjamin Constant, nº 62).

Fonte:

Deixe seu comentário