Portal da Cidade Foz

TAPA-BURACOS

Com investimento de R$ 1,4 milhão, serviços de tapa-buracos ganham caminhão moderno

Equipamento reúne diferentes etapas do reparo do asfalto e pode transportar cerca de 18 toneladas de massa asfáltica por operação.

Publicado em 04/09/2026 às 10:31

(Foto: PMFI/Divulgação)

A Secretaria Municipal de Obras ganhou um novo reforço para tentar acelerar os serviços de tapa-buracos nas ruas de Foz do Iguaçu. Um caminhão equipado para executar diferentes etapas do reparo do asfalto chegou à cidade nesta quarta-feira (2). O investimento foi de R$ 1,445 milhão.

O veículo, modelo Romanelli TBR-800 SUPER, ainda não começou a trabalhar. Antes de ir às ruas, os profissionais responsáveis pela operação passarão por treinamento. A previsão é que o equipamento entre em serviço em até 15 dias.

A principal diferença em relação ao sistema convencional é que o caminhão consegue concentrar várias etapas do tapa-buracos em uma mesma frente de trabalho. O equipamento permite remover o asfalto deteriorado, limpar o local, aplicar a pintura de ligação, distribuir a nova massa asfáltica e fazer a compactação.

Atualmente, parte desse trabalho exige a utilização de diferentes equipamentos, ferramentas e operações separadas. A expectativa da Secretaria Municipal de Obras é reduzir esse processo e aumentar a quantidade de reparos realizados pelas equipes ao longo do dia.

O caminhão tem capacidade para armazenar 7,5 metros cúbicos de CBUQ, tipo de massa asfáltica utilizada na pavimentação. A quantidade transportada pode chegar a aproximadamente 18 toneladas, respeitando os limites de carga do veículo e do equipamento.

Outro recurso é um sistema de circulação de óleo térmico, responsável por manter o asfalto aquecido durante o deslocamento e a execução dos serviços. A temperatura da massa pode ser acompanhada e controlada por um painel instalado dentro da cabine.

A operação do novo caminhão será feita por uma equipe de cinco profissionais. Segundo o diretor de Manutenção Viária, Rubens Sampaio Sarlo, a expectativa é aumentar a produtividade e permitir que mais pontos sejam atendidos em menos tempo.

Depois do treinamento, o equipamento deverá ser utilizado em operações de manutenção viária em diferentes regiões de Foz do Iguaçu.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp