Portal da Cidade Foz

Novo Visual

Fachada do Colégio Militar Bartolomeu Mitre recebe nova iluminação cênica

Inauguração do projeto que transformou o espaço foi nesta sexta-feira (26); iniciativa é uma parceria entre Prefeitura, Eletromil e UniAmérica.

Publicado em 27/11/2021 às 08:58

(Foto: Divulgação/PMFI)

Desde sexta-feira (26), a fachada do colégio militar estadual Bartolomeu Mitre recebe uma iluminação especial, por meio de projeto feito em uma parceria entre Prefeitura de Foz do Iguaçu, Eletromil e UniAmérica.

O colégio na Praça do Mitre é o primeiro de três prédios históricos que vão fazer parte do Projeto Iluminação Cênica - também serão iluminadas as sedes da prefeitura municipal e da Fundação Cultural.

Todo o investimento nos equipamentos e na implantação da praça foi da empresa Eletromil. Já a instalação nas sedes da prefeitura e da fundação será feita após processo licitatório, que deve ser iniciado nos próximos dias.

“Esse demonstrativo que tivemos com a iluminação na Praça do Mitre mostra o quanto essa parceria trará muitos ganhos para a cidade. O espaço foi transformado e, a partir de agora, será um atrativo para os turistas e para a própria população, que terá um ambiente, além de muito mais bonito e agradável, mais seguro”, afirma o diretor de Iluminação Pública da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Pedro Rodrigues.

O projeto de iluminação cênica é inspirado nas cidades de Curitiba e Gramado, onde vários prédios históricos, como a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em Curitiba, e a Paróquia São Pedro, em Gramado, são enaltecidos pela proposta.

“A Eletromil já está presente na cidade em uma série de projetos e, com essa parte de iluminação, a empresa quer trazer mais acessibilidade às pessoas a esses locais. Pra que tenham uma nova experiência aqui em Foz do Iguaçu”, comenta Daniela Oliveira, engenheira eletricista da Eletromil.

A iniciativa conta com a participação dos acadêmicos da UniAmérica, e oferece a oportunidade de aplicação das habilidades desenvolvidas na instituição de ensino, tendo impacto direto no seu aprendizado e na sua visibilidade.

“Os projetos da Uniamérica Descomplica são voltados para atender às demandas da comunidade. Pode ser da comunidade, pode ser de um empresário local, entidades, enfim todos os projetos integradores têm essa finalidade”, comenta Luciana Paro Scarin Freitas, professora e coordenadora do curso de Engenharia Elétrica da Uniamérica Descomplica.

 Números

Para a iluminação da Praça do Mitre, a Eletromil utilizou 157 lâmpadas, mil metros de cabos, oito tipos de luminárias e fez 175 novos pontos de instalação elétrica.

Natal de Águas e Luzes

A inauguração do projeto na Praça do Mitre adianta a programação que logo vem por aí no espaço, por meio do Natal de Águas e Luzes. Durante todo o mês de dezembro, o colégio Mitre terá uma projeção especial para recepcionar o bom velhinho e celebrar o nascimento do menino Jesus.

O Natal de Águas e Luzes de Foz do Iguaçu é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu e demais parceiros.

Fonte:

Deixe seu comentário