Portal da Cidade Foz

MUDANÇAS NO CLIMA

Entre 10 cidades do país, Foz terá capacitação para enfrentar riscos climáticos

Capacitação reúne 15 representantes do município e busca soluções para reduzir impactos de alagamentos, enxurradas e outros eventos extremos.

Publicado em 31/08/2026 às 22:31
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Gov.br)

Foz do Iguaçu está entre os dez municípios brasileiros selecionados para uma capacitação nacional voltada ao enfrentamento de eventos climáticos extremos.

O curso Urgência Climática - Implementando Soluções em Territórios Urbanos Vulneráveis começou em agosto e segue até 30 de setembro. A formação ocorre de forma virtual e é promovida pelo Ministério das Cidades em parceria com o Lincoln Institute of Land Policy.

O objetivo é preparar equipes municipais para identificar áreas vulneráveis e desenvolver medidas que reduzam os impactos de alagamentos, enxurradas, erosões, temperaturas elevadas e outros problemas relacionados às mudanças climáticas.

Cerca de 15 representantes de Foz participam da capacitação. O grupo reúne integrantes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Agricultura.

Também participam representantes da Defesa Civil, do Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu, o Fozhabita, e do Conselho da Cidade.

Durante o curso, as equipes apresentam os problemas enfrentados nos municípios, conhecem iniciativas adotadas em outras regiões e discutem soluções que possam ser adaptadas à realidade local.

Segundo a Prefeitura, a proposta é integrar diferentes áreas da administração municipal e fortalecer o planejamento para situações provocadas por chuvas intensas e outros eventos extremos.

A capacitação ocorre em um momento de alerta para possíveis efeitos do El Niño. O fenômeno pode alterar o regime de chuvas e elevar as temperaturas, aumentando riscos para a infraestrutura urbana, a saúde pública e a população que mora em regiões vulneráveis.

A Prefeitura, no entanto, ainda não informou quais bairros de Foz foram classificados como mais vulneráveis. Também não detalhou se a capacitação resultará em um plano municipal, quais medidas poderão ser adotadas ou se haverá recursos para obras e projetos.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp