Portal da Cidade Foz

Obra iniciada

Depois de 22 anos embaixo de arquibancada, escola terá sede definitiva de R$ 8 milhões

Nova sede da Escola Municipal Lúcia Marlene Pena Nieradka terá biblioteca, informática, quadra coberta, sala ao ar livre e capacidade para 420 alunos.

Publicado em 23/06/2026 às 09:34
Atualizado em

(Foto: PMFI/Divulgação)

Começou a sair do papel um projeto aguardado há mais de duas décadas pela comunidade da Vila Yolanda. A Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou a construção da nova sede da Escola Municipal Lúcia Marlene Pena Nieradka, que atualmente funciona de forma improvisada sob as arquibancadas do Estádio Pedro Basso. A obra representa o fim de uma realidade enfrentada por alunos e professores há 22 anos.

A nova unidade será construída no Jardim Social, na Praça das Aroeiras, e terá investimento de R$ 8.299.708,35, com recursos próprios do município. O prazo previsto para conclusão é de 22 meses.

Os trabalhos começaram na última semana com a instalação dos tapumes, marcação do terreno e preparação da área. A empresa responsável pela execução é a Lowe Construção Civil Ltda., vencedora da licitação.

Com área construída de 3.023,81 metros quadrados, a escola terá capacidade para atender até 420 estudantes em uma estrutura totalmente planejada para o ensino em tempo integral. Serão 13 salas de aula, mais que o dobro das seis previstas no projeto original, além de biblioteca, laboratório de informática, sala multiuso, refeitório, cozinha, quadra coberta e espaços administrativos.

Um dos principais diferenciais do novo prédio será a implantação de um jardim sensorial, voltado especialmente ao desenvolvimento e à inclusão de crianças neurodivergentes. O projeto também prevê uma sala de aula ao ar livre, ampliando as possibilidades de atividades pedagógicas em contato com a natureza.

Segundo a administração municipal, a ampliação do projeto foi determinada pelo prefeito General Silva e Luna durante a fase de elaboração, permitindo que a escola passasse a comportar o modelo de ensino em tempo integral.

O secretário municipal de Obras, Alecsandro Broio Oliveira, afirmou que a construção representa uma conquista importante para a comunidade e para a rede municipal de ensino.

A nova sede foi anunciada pela Prefeitura em 2025. Na ocasião, foram iniciados os projetos complementares de engenharia, como instalações hidráulicas, elétricas e sistema de prevenção contra incêndios. O processo licitatório foi aberto em fevereiro deste ano e agora entra na fase de execução.

Enquanto a nova estrutura é construída, as atividades da Escola Municipal Lúcia Marlene Pena Nieradka continuam sendo realizadas no espaço provisório localizado sob as arquibancadas do Estádio Pedro Basso.

Fonte: Portal da Cidade

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp