Portal da Cidade Foz

política

Bolsonaro nomeia contra-almirante para Diretoria Administrativa da Itaipu

Com esse último nome, Diretoria da binacional, lado brasileiro, está totalmente renovada.

Publicado em 12/08/2019 às 05:46

(Foto: Divulgação)

O contra-almirante da Marinha Paulo Roberto da Silva Xavier é o novo diretor administrativo da Itaipu. Ele substitui João Pereira, que ocupou o cargo por um ano e meio. A nomeação foi publicada em Diário Oficial da União, nesta segunda-feira (12). 

Com essa última nomeação - são seis diretores de cada margem da Itaipu, a diretoria da usina, no Brasil, está totalmente renovada desde 21 de fevereiro, com uma equipe completa formada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. 

Na semana passada, o presidente e o ministro de Minas e Energia, Bento Albulquerque, nomearam a advogada “prata da casa” Mariana Favoreto Thiele, 38 anos, como diretora jurídica. Agora são quatro militares e dois civis no quadro de diretores da margem esquerda da usina. 

A posse do novo diretor administrativo ocorre na terça-feira (13), por volta das 10h30, numa solenidade no Centro Executivo de Itaipu, em Foz do Iguaçu.

Formado pela Escola Superior de Guerra e com doutorado em Ciências Navais - Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, Paulo Roberto da Silva Xavier reúne em seu currículo várias especializações como militar e gestor. 

Natural do Rio de Janeiro, o contra-almirante tem formação em curso superior da Escola Naval, mestrado em ciências navais pela Escola de Guerra Naval e graduação em Engenharia de Operacional.

Entre as principais experiências relevantes, foi diretor do Pessoal Civil da Marinha, ocupou o cargo de subsecretário de Ciência e Tecnologia e foi assessor-chefe de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha. 

Foi também adido naval na Argentina, entre outros países, e exerceu diversos comandos de meios operativos da Marinha do Mar.

Sexto nome escolhido pelo presidente Bolsonaro, o contra-almirante fecha a equipe do diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna, à frente da Diretoria Geral Brasileira.

A diretoria é formada ainda pelo almirante Anatalicio Risden Junior, como diretor financeiro executivo; o general Luiz Felipe Carbonell, na Diretoria de Coordenação; o engenheiro Celso Villar Torino, empregado de carreira da Itaipu, na Diretoria Técnica Executiva; além de Mariana Favoreto Thiele, também prata da casa, na Diretoria Jurídica. 

Todos contam com o apoio irrestrito do diretor-geral brasileiro que comanda Itaipu com uma política de austeridade em consonância às diretrizes do governo federal, obedecendo os preceitos da boa administração pública; legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, conforme artigo 37 da Constituição Federal.

Fonte:

Deixe seu comentário