MUDANÇA NA SAÚDE
Nova lei muda emissão de atestados médicos em Foz do Iguaçu; veja o que passa a valer
Objetivo é reduzir fraudes, evitar consultas apenas para justificativas e dar mais autonomia aos profissionais de saúde.
Publicado em
30/06/2026 às 19:50
Atualizado em
A Prefeitura de Foz do Iguaçu sancionou a Lei nº 5.714/2026, que altera a forma como atestados médicos e declarações de comparecimento passam a ser emitidos nas unidades de saúde do município. A medida cria a Política de Gestão do Atestado Médico e Declaração de Comparecimento (PGADC), com o objetivo de combater o uso indevido dos documentos e otimizar o atendimento na rede pública.
Na prática, a nova legislação determina que o atestado médico para afastamento do trabalho ou da escola só poderá ser concedido quando houver avaliação clínica que comprove a necessidade de repouso ou incapacidade temporária do paciente. A decisão será exclusiva do médico responsável pelo atendimento.
Pacientes que não apresentarem necessidade de afastamento continuarão podendo comprovar que estiveram na unidade de saúde por meio de uma declaração de comparecimento. Também será possível emitir um documento informando apenas o período em que a pessoa permaneceu em consulta ou atendimento.
A lei ainda proíbe a emissão de atestados de afastamento quando não houver justificativa médica. Segundo a Prefeitura, a mudança busca reduzir atendimentos motivados exclusivamente pela obtenção de documentos para justificar ausências, permitindo que os profissionais concentrem esforços nos pacientes que realmente necessitam de assistência.
Outro ponto previsto na norma é o fortalecimento da autonomia médica. A concessão ou não do afastamento passa a ser uma decisão técnica do profissional de saúde, sem interferência administrativa.
Para aumentar a segurança e a transparência, todos os atestados e declarações deverão conter identificação do médico ou da unidade de saúde, além da data e do horário do atendimento, preenchidos de forma legível.
De acordo com a administração municipal, a nova política também pretende dificultar fraudes, padronizar a emissão dos documentos e tornar mais eficiente o atendimento nas unidades de saúde de Foz do Iguaçu.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Quatro UBSs de Foz deixam de atender à tarde a partir de segunda-feira
15/08/2026 às 00:05
CCZ prepara 911 potes com mosquitos Wolbachia para soltura em 28 bairros
14/08/2026 às 10:46
Fiscalização flagra receita irregular e injetável proibido em consultório de Foz
14/08/2026 às 09:00
Foz vai soltar mosquitos com Wolbachia em 28 bairros a partir do fim de agosto
10/08/2026 às 21:57
Foz registra 23 óbitos infantis entre janeiro e abril e indicador volta a subir
10/08/2026 às 09:43
Pacientes crônicos já podem renovar receitas pelo aplicativo da Prefeitura de Foz
10/08/2026 às 08:03