MUDANÇA NA CÂMARA
Maninho toma posse após recontagem e assume vaga de Soldado Fruet na Câmara
Justiça anulou votos do PMB e do Agir por fraude à cota de gênero; novo cálculo mudou a distribuição das 15 cadeiras do Legislativo.
Publicado em 11/09/2026 às 19:39
Valdir de Souza, o Maninho (PSDB), tomou posse como vereador de Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (11). Ele assume a cadeira que era ocupada por Marcos Adriano Ferreira Fruet, o Soldado Fruet (PL).
A mudança ocorreu após a Justiça Eleitoral refazer a contagem dos votos para vereador das eleições municipais de 2024. A retotalização foi necessária depois que decisões judiciais reconheceram fraude à cota de gênero nas chapas do Partido da Mulher Brasileira (PMB) e do Agir.
Com a anulação dos votos recebidos pelos dois partidos, a Justiça precisou calcular novamente quantas cadeiras caberiam a cada legenda. O número de vereadores permanece o mesmo, com 15 parlamentares, mas a distribuição das vagas foi alterada.
Maninho, que concorreu pela Federação PSDB/Cidadania e recebeu 1.898 votos, passou a aparecer entre os candidatos eleitos. Já o diploma concedido anteriormente a Soldado Fruet foi cancelado.
Diplomação e posse
A nova apuração foi realizada na tarde desta sexta-feira, na sede da 46ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu. Os trabalhos começaram às 14h e terminaram por volta das 14h30.
Depois da confirmação do resultado, o juiz eleitoral Ederson Alves expediu o diploma de Maninho. O parlamentar seguiu para a Câmara e tomou posse no Gabinete da Presidência.
“Volto com alegria, porque já estive aqui, já tenho conhecimento e sei do que vou fazer. Quero estar junto com meus companheiros vereadores, apoiando os projetos e também a administração”, afirmou.
Maninho também disse que pretende apoiar propostas que tragam benefícios para a população e se colocou à disposição dos demais parlamentares.
Retorno ao Legislativo
Esta não é a primeira passagem de Maninho pela Câmara. Ele já integrou o Legislativo em diferentes períodos, incluindo as legislaturas de 2001 a 2004, 2005 a 2008, 2009 a 2012 e 2021 a 2024. No último mandato, deixou o cargo em novembro de 2022.
A posse foi acompanhada pelo prefeito General Silva e Luna, pelo presidente da Câmara, Paulo Debrito (PL), e por outros vereadores e integrantes da administração municipal.
Com a mudança, Maninho passa a integrar oficialmente a atual legislatura, enquanto Soldado Fruet deixa uma das 15 cadeiras da Câmara.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Quase metade da Câmara de Foz do Iguaçu declara apoio à reeleição de Lula; veja nomes
10/09/2026 às 23:56
Câmara aprova ferramenta para mostrar quais leis municipais saíram do papel
07/09/2026 às 10:52
TRE muda locais de votação em Foz do Iguaçu; veja quais seções serão afetadas
03/09/2026 às 23:05
Prefeitura de Foz tenta parcelar dívida de R$ 169,7 milhões em até 30 anos com a União
02/09/2026 às 23:06
Imóveis às margens da BR-277 poderão ter 10 metros a mais de área para construir
01/09/2026 às 23:40
Silva e Luna troca comando da Secretaria da Mulher e faz mudanças na Comunicação
01/09/2026 às 23:18