Portal da Cidade Foz

Saúde

Hospital Municipal recebe terapeutas de quatro patas no Dia das Crianças

Dia das Crianças será marcado por visita de cachorrinhos super heróis na ala da pediatria.

Publicado em 03/10/2018 às 03:11

(Foto: Ilustrativa)

No dia 12 de outubro, as crianças internadas no Hospital Municipal Padre Germano Lauck receberão a visita especial de uma turma de quatro patas. O encontro com os cachorrinhos está marcado para as 15 horas e faz parte do projeto “Missão Canina” desenvolvido pelo setor de Gestão da Qualidade do Hospital Municipal em parceria com o projeto “Dr. Patinhas”. 

O intuito da visita é contribuir com o tratamento dos pequenos internados na ala de pediatria e levar informações sobre a Terapia Assistida por Animais (TAA), ajudando cada vez mais pessoas. 

“O ambiente hospitalar ganhará um novo contexto e os estudos comprovam que a presença dos pets em hospitais trazem enormes benefícios, como a melhora do humor e bem-estar, a redução da ansiedade, ajuda a encurtar a duração da internação dos pacientes, possui o efeito calmante e antidepressivo, redução da pressão sanguínea e cardíaca , melhoria do sistema imunológico, entre outros”, afirma a enfermeira responsável pelo setor da Qualidade da instituição, Michele Hortelan.

O projeto foi desenvolvido com o apoio da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) dentro do que determina a lei que permite a visitação de animais domésticos e de estimação em hospitais.

A responsável pelo Dr. Patinhas, Amanda Braz Ramirez, disse que o projeto nasceu em 2015, após adotar duas gatinhas de rua. “Na época, eu estava fazendo terapia há dois anos e havia muitos problemas emocionais e familiares para resolver. As gatinhas fizeram tão bem à minha família e a mim que resolvi pesquisar mais sobre os benefícios de se ter animais de estimação. Foi quando descobri a Terapia Assistida por Animais e iniciei uma pesquisa sobre o tema em Foz”, diz a acadêmica do último período de psicologia.

Higienização 

Os cães só podem iniciar o adestramento se tiverem as vacinas em dia. Os animais devem estar sempre em dia também com a vermifugação, sem pulgas ou carrapatos. Os pets antes de cada visita devem tomar banho e precisam realizar um exame de fezes, para constatar a possível presença de vermes, larvas ou protozoários. É indicado sempre que se use a coleira contra o mosquito da leishmaniose.

De acordo com o diretor-presidente do HMPGL, Sergio Fabriz, o projeto inédito na unidade terá continuação. “Alternaremos entre os setores da pediatria e da psiquiatria a cada quinze dias”, confirma Fabriz.

“Os estudos científicos comprovam os efeitos benéficos que os animais exercem sobre os humanos e tudo o que proporciona essa relação. E foi pensando nisso que estamos promovendo esta humanização, possibilitando melhorar as condições clínicas dos nossos pacientes, familiares e porque não dizer de toda a equipe multiprofissional”, pontua o diretor-presidente da instituição.

Fonte:

Deixe seu comentário