SERVIÇOS AFETADOS
Greve fecha todas as agências da Caixa em Foz do Iguaçu e chega ao sétimo dia
Paralisação chegou ao sétimo dia nesta quarta-feira (16); funcionários e direção do banco retomaram as negociações em busca de um acordo.
Publicado em
16/09/2026 às 21:11
Atualizado em
Todas as agências da Caixa Econômica Federal em Foz do Iguaçu permaneceram fechadas nesta quarta-feira (16) devido à greve dos funcionários do banco. A paralisação chegou ao sétimo dia e, até a noite desta quarta, não havia confirmação de acordo para encerrar o movimento.
Segundo o Sindicato dos Bancários de Foz do Iguaçu, o fechamento atinge todas as unidades da Caixa no município. As agências de Medianeira e São Miguel do Iguaçu também foram totalmente afetadas pela paralisação.
Nesta quarta, funcionários vestidos de preto realizaram uma mobilização em frente à agência central da Caixa em Foz do Iguaçu. O ato fez parte das manifestações realizadas pela categoria durante a greve.
Negociação foi retomada nesta quarta
Representantes dos funcionários e a direção da Caixa retomaram nesta quarta-feira as negociações para a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.
A greve começou em 10 de setembro, depois que funcionários rejeitaram a proposta apresentada pelo banco para o novo acordo.
Entre os principais pontos ainda discutidos estão o Saúde Caixa, plano de saúde dos empregados, mudanças no programa Super Caixa, condições de trabalho e questões relacionadas à remuneração.
No caso do Saúde Caixa, representantes dos trabalhadores defendem a retomada do modelo em que a Caixa responde por 70% do custeio e os funcionários pelos outros 30%.
Também estão entre as reivindicações o fim do atendimento simultâneo nas agências e mudanças nas regras de remuneração dos funcionários.
Durante as negociações anteriores, houve avanços em alguns pontos, como critérios para promoção por mérito e a criação de um grupo de trabalho para discutir carreira e remuneração variável. Outros temas, porém, continuaram sem consenso.
Direitos foram mantidos durante negociação
Antes da retomada das conversas, representantes dos funcionários haviam solicitado que os direitos previstos no acordo anterior continuassem válidos enquanto as negociações estivessem em andamento.
A Caixa aceitou o pedido de ultratividade, mecanismo que mantém temporariamente as condições do acordo anterior durante a negociação de um novo documento.
A medida evita que determinados direitos deixem de valer enquanto banco e funcionários tentam chegar a um entendimento.
Greve segue sem prazo para terminar
Até as 21h15 desta quarta-feira, as entidades que representam os funcionários ainda não haviam divulgado um acordo que determinasse o encerramento da greve.
Com isso, a paralisação continua sem prazo definido para terminar. A reabertura das agências depende dos próximos desdobramentos das negociações e das decisões dos funcionários em assembleia.
Durante o fechamento das unidades, clientes podem utilizar os canais digitais da Caixa para serviços disponíveis pelo aplicativo e internet banking, além de Pix, caixas eletrônicos e outros canais de atendimento.
Fonte: Portal da Cidade
Notícias relacionadas
Divisa faz "Super Mega Vendas" neste sábado com carros novos e seminovos em oferta
18/09/2026 às 17:35
SMTU destina R$ 514 mil em patrocínios para seis eventos realizados na cidade
18/09/2026 às 17:33
Foz alcança 90,49% em índice do TCE que avalia planejamento para os próximos anos
18/09/2026 às 08:39
Paraguai e Brasil estudam solução para conectar redes elétricas de 50 e 60 Hz
17/09/2026 às 00:03
Leilão da Itaipu tem baixa procura e 11 das 14 casas ficam sem comprador
17/09/2026 às 00:02
Anvisa proíbe brasileiros de trazerem tirzepatida T36 comprada no Paraguai
16/09/2026 às 15:33