Gestão sustentável
Sem papel e descartáveis, empresa aposta em pequenas ações para reduzir impactos
Com mais de 100 funcionários, De Paula Contadores reduz o uso de papel, incentiva a alimentação saudável e promove brechó solidário.
Publicado em
26/08/2026 às 12:58
Atualizado em
Copos plásticos desapareceram dos setores de trabalho e os processos com clientes passaram a ser realizados de forma totalmente digital. As mudanças fazem parte de um conjunto de práticas adotadas pela De Paula Contadores para reduzir a produção de resíduos e estimular hábitos sustentáveis em Foz do Iguaçu.
Com mais de 100 colaboradores distribuídos em duas unidades, a empresa aposta em medidas simples, incorporadas à rotina diária, para diminuir o consumo de recursos naturais e incentivar o bem-estar da equipe.
Uma das ações mais visíveis foi a eliminação de utensílios descartáveis. Cada profissional recebe um copo térmico e uma xícara de uso individual. Com isso, copos e outros materiais plásticos de uso único deixaram de ser oferecidos nos ambientes de trabalho.
Segundo a CEO da De Paula Contadores, Elizangela de Paula Kuhn, a proposta vai além da destinação correta dos resíduos. “O diferencial da proposta sustentável da De Paula vai muito além da gestão de materiais. A empresa entende que cuidar do planeta exige, em primeiro lugar, cuidar das pessoas”, afirma.
Menos papel na rotina
A tecnologia também é utilizada para reduzir a necessidade de impressões. As estações de trabalho possuem dois monitores, permitindo que relatórios, documentos e guias contábeis sejam conferidos diretamente nas telas.
Quando uma impressão é necessária, as folhas que ainda possuem espaços em branco são reaproveitadas na produção de blocos de rascunho. Depois de utilizadas, elas são encaminhadas para a reciclagem, realizada semanalmente.
Os processos de atendimento e relacionamento com os clientes também foram digitalizados. Segundo a empresa, a mudança reduz o consumo de papel e oferece mais segurança e praticidade na troca de documentos e informações.
Para a analista comercial Cristiana Comino, a participação dos colaboradores ajuda a fortalecer as iniciativas. “Saber que trabalhamos em uma empresa que se preocupa verdadeiramente com o futuro renova nossa motivação. A gente percebe que cada pequeno gesto conta e que estamos deixando um legado positivo para a comunidade”, diz.
Alimentação e qualidade de vida
As ações sustentáveis também envolvem a saúde dos funcionários. A empresa promove semanalmente o Dia da Fruta e oferece salada fresca todos os dias durante o almoço.
A proposta é incentivar escolhas alimentares mais saudáveis dentro do ambiente de trabalho. De acordo com a organização, parte dos colaboradores passou a levar os novos hábitos para casa, envolvendo filhos e outros familiares.
“A empresa valoriza muito o colaborador, com iniciativas como o Dia da Fruta e a salada fresca todos os dias no almoço. São benefícios reais e uma forma de valorização”, relata a assistente de Recursos Humanos Thaysa Carsoni do Nascimento.
Brechó ajuda entidades da região
Outra iniciativa é o Brechó Solidário, realizado anualmente. Roupas, calçados e outros itens em bom estado são doados pelos colaboradores e colocados à venda.
Além de estimular o reaproveitamento e o consumo consciente, a ação destina toda a arrecadação para entidades assistenciais da região.
A empresa pretende demonstrar, com as iniciativas, que a sustentabilidade pode ser incorporada por negócios de diferentes tamanhos. A redução de descartáveis, a digitalização de processos e o reaproveitamento de materiais são exemplos de medidas que podem diminuir custos e impactos ambientais.
Fonte: Portal da Cidade | Assessoria
Notícias relacionadas
Programa estadual reduz em 43% parcela de taxista de Foz na comparação com banco
25/08/2026 às 14:18
Ainda dá tempo de parcelar dívidas com a Prefeitura de Foz com 80% de desconto
25/08/2026 às 11:49
Prefeitura aponta R$ 4,8 milhões de diferença em valores declarados de imóveis
25/08/2026 às 08:14
Até 35% da rescisão podem ser descontados no e-consignado, alerta consultor trabalhista
24/08/2026 às 08:04
Airbnb tem 2,5 mil imóveis e movimenta quase R$ 100 milhões por ano em Foz do Iguaçu
24/08/2026 às 08:03
Foz do Iguaçu perdeu 10 agências em dez anos e é a 5ª do Paraná em fechamentos
24/08/2026 às 08:00